Há uns tempos a Zara foi acusada de utilizar a imagem de várias bloggers nos estampados de algumas tshirts sem pedir autorização, sem dar créditos e, sobretudo, sem pagar. Mais tarde, vieram as acusações de trabalho escravo no Brasil. Agora, é a H&M que se vê envolvida numa polémica de plágio, por aparentemente ter usado a "street art" de uma tal Tori LaConsay. Na página de Facebook da H&M chovem comentários de clientes descontentes, ameaçando que, enquanto a autora não for recompensada pela cópia, não comprarão mais nas lojas da marca. Primeiro, a marca negou qualquer intenção de plagiar a ideia de Tori e até respondeu a alguns clientes de forma agressiva (responderam "we're sorry to hear you won't be shopping with us again", sem mais nada a acrescentar, tipo "queremos lá saber se compras aqui ou não, temos mais uns milhões de clientes a quem vender"), mas agora, perante a explosão de comentários negativos, já admite contactá-la em breve para resolver a questão. Mais uma vez, a arrogância das grandes marcas ao lidarem com os seus clientes vem provar ser uma má jogada. A velha máxima de "o cliente tem sempre razão" não existe por acaso e hoje em dia, na época da proliferação das tecnologias e redes sociais onde tudo é partilhado em segundos, mais sentido fará. E mesmo que o cliente não tenha razão, há que dar a volta da melhor maneira possível. Rapidamente, um pequeno fenómeno que podia ter passado despercebido, vai ganhando proporções épicas e, mesmo que não faça a marca perder todos os seus clientes e ir à falência, prejudica muito a sua credibilidade junto dos consumidores. Em terras portuguesas, não nos vamos esquecer tão cedo da Ensitel ou da Everything is New, por exemplo.
2 comentários:
Não sabia da ensitel nem da EIN e estou em choque! Com a Ensitel sobretudo! Nunca utilizei os serviços deles mas depois disto...nem pensar!
vê-se mesmo que és emigrante. :)
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