Fica na Quinta de Loridos (freguesia do Carvalhal, no Bombarral) e chama-se Jardim da Paz ou Buddha Eden. Trata-se de uma área de 35 hectares com um lago artificial, um espaço que abriga 6 mil toneladas de estátuas. Tudo isto foi idealizado por Joe Berardo com o intuito de responder à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan por parte do Governo Talibã, um dos maiores actos de barbárie cultural que eliminou da face da terra várias obras de Arte de Gandhara. Neste jardim oriental, repleto de soldados de terracota e outras figuras recuperadas, presta-se, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, que durante séculos foram referências culturais e espirituais.
Não existem fins religiosos nem económicos, o Buddha Eden está «ao serviço da comunidade nacional e internacional», pelo que as entradas são livres. No entanto, se quiser pode deixar uma contribuição (dentro das suas possibilidades) para que este espaço de tranquilidade e beleza possa ser mantido.
O jardim está fantástico, acho que foi um grande feito do Berardo, digam lá o que disserem dele. Entrámos e já não estávamos em Portugal. O espaço é enorme e parece que acabámos de entrar num qualquer país oriental, a aura do lugar era diferente. O que fica a faltar são algumas indicações do significado, história e origem das esculturas.
Peguem no carrinho e vão visitar os budas num destes fim-de-semanas. Não se vão arrepender!
3 comentários:
Sabes, eu até tinha deixado aqui um comentário antes, mas o sacana do blogger não postou!
É um sacaninha.
Cate: Obrigada por dares a conhecer este espaço. Está já na lista de coisas giras a visitar. Vou lá dar um salto. Com toda a certeza. Beijinhos
Enviar um comentário