quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pepa, a caturreira. Samsung, a traiçoeira.



Depois do vídeo da querida Pepa Xavier ter gerado polémica pelas redes sociais, a Samsung Portugal suspendeu toda a campanha "Desejos para 2013" retirando os vídeos gravados com várias fashion bloggers, algumas mais conhecidas e outras menos. Ora se a Pepa estava no grupo das menos conhecidas, a partir de hoje tudo mudou! O discurso da menina é, de facto, um bocado frívolo, a colocar uma mala Chanel preta como a sua maior conquista pessoal para 2013. Já para não falar que aquele sotaque cliché de "beta" que só dá vontade de a abanar (vejam o vídeo, por favor) não ajuda nada.
Cada um sabe de si, é óbvio, e não podemos obrigar a menina a ambicionar coisas mais substanciais e importantes se o que ela quer mesmo é uma mala Chanel para ir aos desfiles da Moda Lisboa. Mas tendo em conta os tempos correm e a situação que a grande maioria dos portugueses está a ultrapassar, não me parece muito sensato para uma marca colocar-se nesta posição. Não sejamos hipócritas, é natural que a maioria das mulheres até deseje ter uma malinha destas, mas o que incomoda é o facto de ela colocar esse feito como uma "grande conquista" para este ano, quando podia ter mencionado tantas outras coisas. Se o objectivo era produzir material "viral", com todo o lado emocional que a palavra "desejos" desperta, não me parece que pessoas com discursos vazios possam acrescentar algo de valor. Mas adiante, acho que o grande mal nem está aqui.

Parece-me que a Samsung quis ser cool & trendy, mas andou completamente às apalpadelas e sem uma grande estratégia. Ou a agência é que andou. No geral, achei tudo muito fraquinho. Primeiro, não percebi a relação entre mostrar o lado intimista de fashion bloggers com a tecnologia da Samsung. Tirando o facto de ela estar a segurar um tablet, parece-me que, espremendo tudo isto, não tem qualquer relevância. Fazia mais sentido vê-las a trabalhar, com as máquinas fotográficas e os gadgets todos da marca, não sei. Segundo, não consigo compreender como é que a Samsung vê um vídeo destes e acha que vai dar um óptimo conteúdo viral. Terceiro, quando a coisa corre mal, apagam tudo o que fizeram e ainda eliminam os comentários das pessoas que, obviamente, foram à página gozar com a campanha. Correu tudo mal, mas a marca demonstrar que tem vergonha da sua própria campanha e das pessoas que ela própria escolheu para a representarem consegue ser a cereja no topo do bolo. Não será pior a emenda que o soneto? E se se aguentassem à bomboca que nem uns valentes? Acho que faziam melhor figura.

3 comentários:

Marta RLL disse...

Vi o video, LOL.

Comeca a ser uma coisa recurrente das marcas. Fazem porcaria e em vez de deal with it apagam tudo. Enfim. As vezes pergunto-me qem e que aprova estas coisas.

Lena disse...

Cat, o video tornou-se viral, e bem! Pelos motivos errados claro está...mas viralíssimo!

Alix CH disse...

Nisto tudo quem teve mais publicidade foi a Chanel e não a Samsung!

xx