sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

o que a minha prima I. escreveu sobre a minha prima M.

"Gostava começar o novo ano com as certezas e os planos da minha prima Marta, 8 anos. Sabe o número de gatos, cães, namorados e filhos que quer ter, tem uma lista de 7 profissões possíveis e já decidiu que vai viver para fora de Portugal que aqui não há trabalho. Dissemos-lhe que tinha de aprender outro idioma que a lingua gestual é diferente em cada país. Resposta: isso não faz mal, eu aprendo. Isto tudo com a sorte de não ouvir todas as belas notícias com as quais somos diariamente bombardeados! A surdez tem os seus encantos."

O que é que se pode dizer mais? É surda-muda, o pai desapareceu e a mãe está doente. Ainda assim, com apenas 8 anos, é dona do seu nariz, faz planos, sonha, decide. E acredito que não é só pela ingenuidade de criança ou por não poder ouvir os horrores do mundo. É uma miúda linda, inteligente e cheia de força que nos surpreende a toda a hora, tanto com as ideias mais mirabolantes como com as frases mais adultas. E tive que partilhar este texto, porque às vezes faz(-me) falta acreditar que, apesar das coisas que inevitavelmente se desmoronam à nossa volta, tudo pode continuar a ser assim... simples. ♥

E para o ano vou finalmente tirar um curso de língua gestual, já que agora deixei de ter a vida académica a empatar tudo o resto. Sim, pode-se dizer que esta é a minha primeira resolução.

3 comentários:

Analog Girl disse...

Arrepiei-me toda. A tua prima M. é excepcional,mas isso já eu sabia... :)
Vou contigo fazer o curso Qui, há anos que quero aprender (e tenho uma colega surda, a coisa pode ser útil)

N disse...

Adorable.

ig disse...

oh.. qe fofinha, bolas. há pessoas (mesmo qe sejam serem pequeninos) qe nos enchem de força e esperança :) verdadeiros exemplos! *