quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

tascas, tasquinhas e tabernas.

Para quem quer marcar um jantar a dois ou, melhor ainda, uma refeição entre amigos com bons petiscos e bom vinho, segue uma lista de sugestões de "tascuns" modernos onde já fui muito feliz (comer bem faz-me feliz): 

A Taberna Ideal e, sua vizinha do lado, a Petiscaria Ideal. Recriam o ambiente de convívio tascoso que tanto encanta o bom português, mas com um toque moderno, com classe e com pratos maravilhosos a bons preços. Ambos situados na Rua da Esperança, em Santos, estes dois espaços já há muito que fazem sensação entre os amantes dos petiscos em Lisboa. Só recentemente tive oportunidade de os visitar e gostei bastante, pela comida, pela decoração e pela simpatia do serviço. Tudo cinco estrelas. Só não gosto que esteja sempre cheio, mas é esse o preço da fama. E por falar em preço... se não me engano, será de 15 euros por pessoa.

Em Alvalade, abriu há pouco mais de um ano a Taberna Maria do Correio, um espaço pequenino e acolhedor, com objectos que nos fazem lembrar a casa das nossas avós: máquinas de costura, um rádio velho, loiça antiga, os naprons de renda em cima da televisão e, melhor de tudo, um quadro do Menino da Lágrima (precious!). A cozinha é marcadamente transmontana, por influência da família dos proprietários, e é muito boa. Comi lá umas ervilhas com ovos escalfados deliciosas e ainda hei-de ir lá provar o cozido ao domingo. Ao almoço, o preço médio varia entre os 12 e os 15 euros por pessoa. Ao jantar, é capaz de subir até aos 20.

No Cais do Sodré, a Taberna Tosca enche ao fim-de-semana. Talvez pelos petiscos ou pela óptima localização que tem, bem ao lado da Pensão Amor e todos os barzinhos da moda (alguém ainda se lembra do Bairro Alto?). Pequenina, envidraçada e com uma decoração moderna, a Taberna Tosca surgiu no meio do Largo de São Paulo e foi dos primeiros espaços a marcar a diferença numa zona que outrora foi tão cinzenta (e agora é tão pink!). Confesso que a qualidade deste espaço em termos de gastronomia tem oscilado bastante: Já lá fui muito bem servida, mas também já me desiludi algumas vezes. No entanto, o atendimento é sempre simpático, como compete a uma boa taberna.

Situado numa velha taberna perto da Fábrica do Braço de Prata, o Restaurante Entra é o exemplo de como um pouco de criatividade pode tornar um espaço tão pequenino num restaurante moderno, jovem e acolhedor. Come-se muito bem a um preço médio de 20 euros por pessoa (talvez mais barato ao almoço) e o atendimento é simpático. O site deles está muito giro também, ora ide ver.

E estas duas que gostava de ir experimentar:
A Taberna 2780, em Oeiras.
A 1300 Taberna, no Lx Factory.

Alguém tem mais sugestões para dar?

7 comentários:

N disse...

Odeio a Taberna Tosca, bah.

Cate disse...

Sugiro que experimentes mais uma vez ou duas até excluíres. Há dias maus!

N disse...

Já excluí, lol. Éramos um grupo de 8, deviam ter-se esforçado mais para nos agradar. Não me agradou nem o atendimento nem a cozinha.

Olha experimenta o Cantina Lx!

Cate disse...

Bom, eu ainda estou no "médio" com eles.

Sim, também quero experimentar esse.

MC disse...

Ai que eu vim a este blog assim porque coiso e vejo um post destes...agora vou converter-me. Como adoro uma tasca :D Benzádeus!

MC disse...

Ai que eu vim a este blog assim porque coiso e vejo um post destes...agora vou converter-me. Como adoro uma tasca :D Benzádeus!

RITITI disse...

ADORO a Taberna Ideal !!