quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

então vou explicar.

Há quase dois anos que trabalho numa empresa onde já estive mais feliz. Não recebo muito bem, apesar de ainda considerar que me encontro na média de salários pagos às pessoas da minha idade que trabalham na minha área. Tenho um contrato, sem termo, o que é bom. O ambiente é pequeno, mas tenho colegas de trabalho espectaculares. Os chefes, várias vezes, deixam muito a desejar e, como já descrevi aqui no blog, houve alturas em que me senti um bocado injustiçada e maltratada.  De há uns 6 meses para cá, sinto-me completamente estagnada, desmotivada. Não tenho aprendido nada de novo e o meu trabalho deixou há muito de ser algo que me entusiasmasse. Não vejo grandes hipóteses de crescimento para a empresa e muito menos para mim. Além disso, o meu mestrado fez-me perceber que não é bem nisto que quero trabalhar. Vesti a camisola (e como!) durante a maior parte da minha estadia aqui, mas sinto que já chega. Time to move on. No entanto, como quero mudar de área, tem sido difícil. Ninguém pega numa jovenzita como eu e a contrata sem que ela tenha um pinguinho que seja de experiência na área... Certo? Pelo menos é o que tenho visto nestes últimos meses de constantes entrevistas de trabalho.
Ora hoje surgiu-me uma oportunidade de trabalho / estágio remunerado na área que eu quero, numa empresa do Estado, o que seria bom para ganhar experiência e brilhar no CV. Inconveniente? Contrato de 3 meses, sem garantias de renovar (porque é Estado e o Estado é imprevisível e bla bla bla), a recibos verdes (o valor do salário fica, com os descontos, um pouquinho-inho acima do meu actual). No entanto, pareceu-me um projecto sério e com pernas para andar... Eu trabalho para me tornar imprescindível, mas e se mesmo assim não der? Desemprego sem subsídio no caso de entretanto não arranjar algo melhor. Os recibos verdes são uma treta! É certo que vivo com os meus pais, não me vou casar ou ter filhos nos próximos tempos, mas tenho um carrinho para pagar e já é uma responsabilidade. Esta oportunidade podia ser uma rampa de lançamento para outras coisas, a meu ver ainda estou na idade de arriscar, mas por outro lado é muito incerta. Preciso de ouvir opiniões, testemunhos. Vá, digam-me: O que é que fariam? Arriscavam ou esperavam por um milagre?

14 comentários:

Turista disse...

Cate, nos dias de hoje, é dificil, dizer: arrisca. No entanto tendo em conta que as tuas responsabilidades finaceiras, ainda são poucas e que o novo trabalho é aliciante, eu diria para arriscares.
Eu já o fiz e não me dei mal.
Beijinhos :)

Ana disse...

Também acho que deves arriscar... claro que não tens certezas futuras, mas ganhas alguma experiência nessa área e sempre ficas com um leque mais aberto de conhecimento e de hipóteses caso a coisa depois não corra bem!
Beijinhos!

Catarina Trindade disse...

Cat, por aquilo que já vivi até hoje e visto as tuas condições actuais, mais o facto de não estares satisfeita Eu Arriscava sem dúvida.

Pelo pouco que te conheço não dúvido que vás dar o Teu melhor e que vais fazer um Excelente Trabalho. Ainda mais na área que gostas. Pode ser uma rampa de lançamento. Eles podem Gostar bastante de ti. Podem até prolongar-t por mais x meses.Ou não! Tu vais gerindo a situação...e logo vês!

Agora ficar num sitio só porque até à data é certo, e nas tuas condições (ainda sem grandes encargos)...eu não o faria!!!

Arrisca pq a vida é mesmo isso: arriscar e lutar por aquilo que gostamos e desejamos.

Bjs e Boa Sorte!!!!

Catarina Trindade disse...

Cat, por aquilo que já vivi até hoje e visto as tuas condições actuais, mais o facto de não estares satisfeita Eu Arriscava sem dúvida.

Pelo pouco que te conheço não dúvido que vás dar o Teu melhor e que vais fazer um Excelente Trabalho. Ainda mais na área que gostas. Pode ser uma rampa de lançamento. Eles podem Gostar bastante de ti. Podem até prolongar-t por mais x meses.Ou não! Tu vais gerindo a situação...e logo vês!

Agora ficar num sitio só porque até à data é certo, e nas tuas condições (ainda sem grandes encargos)...eu não o faria!!!

Arrisca pq a vida é mesmo isso: arriscar e lutar por aquilo que gostamos e desejamos.

Bjs e Boa Sorte!!!!

Pretonoamarelo disse...

Acho que devias arriscar, vai a luta se é mesmo nisso que queres ficar e iniciar carreira...
Estes meus últimos empregos foram um pouco maus...foram mesmo coisas que não quero fazer mesmo não quero aquilo para o meu futuro...Eu ainda sou muito novo ainda posso experimentar algumas coisas ver o que quero voltar atrás ainda quero voltar a estudar...

Ana Filipa disse...

eu arriscava. apesar de depois poder não ter andamento. EU ARRISCAVA. senão te sentes bem onde estas, mais vale arriscar por algo que te vai oferecer muito mais, mesmo que por pouco tempo, do que não o fazer por medo e ficares num sitio onde não gostas e não aprendes nada.
a vida é demasiado pequena para se ter medo de oportunidades únicas!

nat. disse...

Também voto no arriscar...

:)

Boa sorte para o que quer que decidas!

Maria Ana disse...

Eu arriscava! Se pagam, tanto melhor! Sem duvida nenhuma. Fazer o que não se gosta é muito mau :(

Dina disse...

Perante tudo o que aqui aprensentas, eu arriscava. Mesmo. O futuro será sempre incerto, mas eu arriscaria ;)

Analog Girl disse...

Minha querida, o que vem aí é sempre uma incógnita. Mas acho que podes arriscar.
Ainda é cedo demais para te acomodares a um emprego só porque é "seguro". Já nada é completamente seguro nos dias que correm. Só a tua determinação e a tua dedicação ao trabalho serão seguros. O resto...vai e vem.
Acho que está na altura de dares um passo noutra direcção.
Quanto ao carro, se tudo correr mal tenho a certeza que conseguirás superar e encontrar algo que te ajude a suportar os custos.

Sadeek disse...

Cate, a decisão, por mais opiniões que aqui a malta dê, terá de ser só tua. É fácil (demasiado fácil) dizer "arrisca" ou "não arrisca". Não é a nossa vida. Não é a nós que vai afectar a decisão que eventualmente tomarás. E isso faz toda a diferença.

A minha opinião, do que já vivi (e não sendo assim tão velho como isso iniciei-me cedo na vida laboral) acho que é de arriscar. Ainda estás em boa idade para isso e, acima de tudo, tens uma "vida" que te dá algum suporte caso a coisa não corra como todos esperamos. Se não o fizeres agora certamente não o farás mais velha. Com outras responsabilidades. A tua felicidade vale o risco.

BEIJOOOOOOOOOOOOOOOO

Sofia disse...

Go for it. s n fores, nao te podes queixar mais. That's the deal.

Lazy Cat disse...

Se já não acreditas naquilo que fazes neste momento, então salta fora. Se tens oportunidade de saltar para outra coisa que é mas do teu agrado, tanto melhor.
Vais poder aprender coisas novas, conhecer novas pessoas, vais ganhar a tal experiência de que precisas no teu CV, e quem sabe travar conhecimentos que te possam levar ainda mais longe.

Força rapariga! =)

Carol disse...

Deixa te estar sossegada, avizinha-se muito maus cenários para o mercado de trabalho neste país. Neste momento é precisar ter os pés na terra e deixar os sonhos e os riscos para quando a coisa "sossegar".