segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Dos Carnavais.

Se há coisa que eu gostava de ver antes de morrer era o Sambódromo brasileiro em dia de Carnaval. Por outro lado, se há coisa com a qual eu preferia viver sem alguma vez ter visto é o Carnaval à portuguesa (e infelizmente já vi).  Não me interpretem mal, porque eu até sou daquelas pessoas que acreditam que o que é nacional é bom... Mas o Carnaval que vejo aqui em Portugal é, para mim, tudo menos bom. Os carros alegóricos são pirosões até mais não, as mulheres que desfilam semi-nuas não têm corpo, jeito nem bronze para o papel e o clima que se sente nesta altura do ano também não é dos mais agradáveis. Juro que não entendo porque se insiste em fazer uma festa com pessoas meio despidas em pleno Inverno. As mulheres estão pálidas, muitas delas nunca praticaram exercício físico na vida e têm imensa celulite, além de fazerem umas tentativas falhadas e humilhantes de samba. Não é bonito de ver. A ajudar a festa estão os bonecos cabeçudos da sátira política (que talvez sejam o menos mau de tudo) e os foliões, homens e mulheres já crescidinhos que andam para aí mascarados - nos piores casos, de bebés ou mulheres da vida - a fazer barulho e a embebedarem-se só porque sim. Há máscaras giras, claro, mas, no geral, eu não percebo o Carnaval. E percebo ainda menos que se faça uma festa igual (ou que tenta ser igual) à do Brasil, mas sem metade dos seus verdadeiros atractivos (sol, calor, pessoas bronzeadas, corpos bem trabalhados, etc.). E não, não vou ao Carnaval de Torres Vedras, nem onde quer que seja. Sinceramente, prefiro que o Carnaval me passe bem(!) ao lado. E eu até gosto de ver pessoas felizes e a dançar... Mas ao menos que seja com bom gosto. E já agora com mais calor.

P.S.: Já para não falar dos miúdos com balões de água, ovos podres, bombinhas e sprays de mau cheiro. Era enjaulá-los a todos, juro.

11 comentários:

Sadeek disse...

Enjaular a chavalada? Afogá-los pá...como se faz aos gatos... ;)

Analog Girl disse...

Perdeste-me no Carnaval à Portuguesa... Mas ONDE?? Só se for o desfile dos cabeçudos!
Vi umas meninas de bikini na Tv (diz que era o Carnaval de Loulé) e eu ia jurar que aquele "samba" era apenas um conjunto de pulinhos para afastar o frio...

Analog Girl disse...

(é a técnica Tuga para aprender Samba)

Mário Ventura disse...

Tenho pena que desconheças o que é 'Carnaval à Portuguesa'... e mais: o Carnaval de Portugal é bem mais antigo e rico que o Carnaval do Brasil.

Concordo contigo quando falas no samba, nas mulheres semi-nuas ao frio, na tentativa ridícula de imitar um Carnaval único...

Mas agora... Carnaval à Portuguesa? Nada tem a ver com isso... aliás, nem música brasileira tem!

Carnaval à portuguesa é convívio, é folia, é marchas cantadas em puro português!

Tenho a sorte de morar e meia dúzia de quilómetros daquele que todos conhecemos como 'O Carnaval mais Português de Portugal' e, com orgulho, digo que é muito melhor e bem mais genuíno de todos os outros que acontecem por aí e que, juro por mim, nunca me iriam apanhar lá.

Agora, desconhecendo o Carnaval à Portuguesa, terás de fazer aí uma divisão de temas porque... NADA A VER!

Cate disse...

MRV, sim, esse a que te referes é o Carnaval À Portuguesa, mas infelizmente não é o Carnaval mais publicitado nas televisões, como já deves ter reparado. A minha crítica é precisamente essa. Um suposto Carnaval de Portugal que muito pouco tem de português e que me envergonha pelas tentativas de ser um Carnaval Brasileiro.
Ainda assim, continuo sem me identificar muito com o Carnaval, mesmo que seja o de Torres Vedras. Urgh.

Cate disse...

E mais: ninguém disse que o Carnaval português não era mais antigo que o do Brasi. Já escrevi em tempos sobre festas de Carnaval portuguesas e não sou assim tão leiga na matéria. Agora lamento dizer-te que não acho que seja uma celebração assim tão magnífica como a pintam. Temos coisas bem melhores. Mas isso são opiniões.

Mário Ventura disse...

Exacto, tal como dizes, são opiniões e, se existem celebrações melhores que o Carnaval de Torres Vedras, diz-me porque eu nunca tive semelhante sensação de folia, nem na Passagem de Ano.

Quanto às televisões, estou como o outro... quero que as Tv's de *****. Torres Vedras não precisa de mais publicidade e, claro, o interesse de certas pessoas passa por ver os tais famosos semi-despidos ou em carros alegóricos. Já que não és leiga na matéria, talvez te interesse saber: sabes quem são os reis do Carnaval de Torres, desde sempre? DUAS MATRAFONAS... ANÓNIMAS!!!

Só não gostei que misturasses o termo 'Carnaval à Portuguesa' com 'mulheres a desfilar semi-nuas' porque... não tem nada a ver. Mas, claro, são opiniões... e eu respeito-as.

Cate disse...

E eu respeito as tuas opiniões, MRV. :) Beijinho!

Rachelet disse...

Acho que se queremos andar aí despidos e bronzeados na rua temos de mudar o Carnaval de data. A mim dava jeito ali em Julho ou Setembro, que tem poucos feriados. Pode ser?

Cate disse...

Rachelet: Sempre era melhor, de facto!

LustyCapuccino disse...

Olá! Adorei este texto! Acho que irás gostar deste Post, é um blogde uma amiga, recente mas que promete.

LustyCapuccino