sexta-feira, 13 de agosto de 2010

É sexta-feira 13. Superstições?


Ninguém sabe muito bem como é que elas surgem, mas vão passando de geração para geração e estão completamente enraizadas na nossa cultura. Pessoalmente, pensando bem, acho que não tenho nenhuma superstição. Pelo menos nenhuma daquelas mais recorrentes, como não passar por baixo de escadas, não partir espelhos, não ter gatos pretos, não abrir chapéus de chuva dentro de casa e bater na madeira três vezes para afastar "o Azar".
Lembro-me que quando andava no liceu entrávamos com o pé direito na sala antes de fazer um teste e acho que isso é o máximo de supersticiosa que já fui - mas se não entrasse, não era coisa para me deixar inquieta. Algumas amigas minhas odeiam que se deixem as malas no chão, dizem que dá azar com o dinheiro. Eu estou constantemente a pôr a minha mala no chão, não sei se tem alguma coisa a ver com a minha conta bancária e com os constantes (e forçados) gastos que tenho feito, mas não é algo que me preocupe e me faça lembrar de deixá-la em cima de uma cadeira. Também me recordo que quando era criança me proíbiam de cruzar os talheres no prato, "aaaii, que isso é sinal de morte", mas estava constantemente a fazê-lo só pela piada de ver os adultos em pânico.
Hoje em dia, não durmo com portas ou gavetas abertas no quarto, tenho que fechá-las todas antes de ir para a cama. Mas acho que isso é mais uma mania obcessivo-compulsiva do que propriamente uma superstição. 

4 comentários:

Rachelet disse...

Essa das malas, cá para mim, é mais para que não as roubem ou para não ficarem sujas. Mas quando nos levam a restaurantes com encostos de cadeira onde não dá para pendurar, que querem que se faça? Pô-las em cima da mesa? Ocupar uma cadeira só com isso?

Sadeek disse...

Panca que nunca tive esta das superstições. E só saber que vou de férias hoje...ainda menos tenho!!! :D

Vanita disse...

Toda a vida adorei por a mala no chão, era uma imagem de marca, até que fui morar com a minha tia, que ficava horrorizada sempre que eu fazia isso. Sai lá de casa e ficou-me a superstição, simplesmente não consigo, nunca mais voltei a por a mala no chão. E nem é pela cena do dinheiro, que supostamente é o que significa, mas porque tenho medo de atrair más energias e azar, algo de mal para mim e para os que amo. Parvoíces...

Agora curiosidade parva, o que quer dizer essa das portas e gavetas. Essa não sei o significado. Deve ser mais uma para me atormentar... :)

Cate disse...

A das portas e gavetas não é nenhuma, pelo menos eu acho que não.