segunda-feira, 15 de novembro de 2010

fingers crossed.

Uma das minhas amigas foi operada hoje ao colo do útero. A querida da (ex-)ginecologista dela fez-lhe o favor de receitar a vacina do HPV antes de lhe fazer um exame de rastreio. Ora, até eu que não sou médica mas que me informo minimamente, sei que qualquer mulher que já tenha iniciado a actividade sexual deve fazer um teste prévio para ver se já tem o vírus (que, regra geral, é transmitido pelo homem). Porque se o vírus já lá estiver, será pior a emenda que o soneto. E foi. Acordaram o senhor vírus e, por esta altura, já lá estava um principiozinho de um carcinoma. Para uma miúda de 26 anos é difícil de entender como é que lhe é diagnosticada uma doença deste calibre. Mas hoje foi operada, fartou-se de chorar, mas tudo indica que ficará bem, até porque parece ter sido detectado numa fase ainda inicial (desta vez está nas mãos de médicos mais responsáveis). E espero que esta história sirva de exemplo a muitas outras mulheres, adolescentes e até homens. A médica desta minha amiga disse-lhe que teve casos de raparigas bem mais novas que lhe apareceram nas consultas com cancros do útero bem mais desenvolvidos. Tudo por erro médicos que, francamente, são inadmissíveis.

15 comentários:

Turista disse...

cate, ainda bem que fizeste este post, de alerta!
Rápida recuperação para a tua amiga.
Beijinhos

siceramente disse...

fogo! não sabia desta realidade! wow!

N disse...

vai passar. manda lhe um beijinho meu!

Cat disse...

A tua amiga, depois de tudo amainar, devia fazer queixa dessa "senhora" médica. beijinhos para ela e que tudo corra bem :)

Sadeek disse...

Negligências deste calibre mexem comigo. Mesmo. Erros todos cometemos. Afinal de contas somos humanos. E todo o mundo sabe que herrar é umano. Mas isto não é um erro. É negligência. E a pessoas destas não lhe devia ser permitido exercer uma profissão como a dela!!!

Que corra tudo bem. Espero que sim mesmo. E há-de correr. Mas isso não apaga o que lhe fizeram. Fod#-$% lá para isto. Estamos bem entregues, estamos.... :\

beijo

Juni disse...

Se falares com ela mandas-lhe um beijinho de melhoras meu?*

Dina disse...

É triste mas cada vez confio menos nos médicos...

Analog Girl disse...

Não acho normal a atitude dessa médica. Pura negligência mesmo, com direito a queixa na Ordem dos Médicos or so...
Quando eu fui tomar a vacina tive a "sorte" de ter consultado tanto a minha ginecologista como o oncologista da minha mãe. E fizeram tudo certinho.
As melhoras para essa tua amiga, vai correr tudo bem.

Anónimo disse...

Não percebi a parte do "Porque se o vírus já lá estiver, será pior a emenda que o soneto". Não percebo no sentido em que parece que estás a insinuar que o facto de ela ter tomado a vacina fez com que o vírus acordasse. Mas no entanto acho que o que querias transmitir era mesmo o facto de não ter feito logo o rastreio. Certo?

Agora sim, é muita incompetência por parte de uma suposta profissional não fazer exames antes de receitar o que quer que seja. E também a falta de informação que existe à volta deste assunto.

Espero que corra tudo bem. :)

Cate disse...

Caro/a Anónimo/a,

Escrevi aquilo no sentido de que devia ter sido feito o rastreio. Porque quando o vírus já existe no organismo, a mulher não deve levar a vacina, pois vai fazer com que este "acorde". Quando se tem o vírus, são feitos outros tipos de tratamentos e era isso que a minha amiga deveria ter feito. E não levar a vacina que só piorou a situação.

Obrigada :)

Anónimo disse...

Sim, supostamente a tua amiga devia ter feito uma biópsia para ficar a saber quão grave era o estado dela e depois sim, fazer o tratamento, fosse laser, fosse o que se aplicasse. Mas vou ter de discordar contigo quando dizes que quando o vírus já existe no organismo a mulher não deve levar a vacina. Porque isso depende do tipo do vírus. Há tipos nos quais já não vale a pena tomar a vacina (se bem que há médicos que acham que se deve tomar na mesma), mas também não prejudica. O que prejudica é não controlar nem tratar a lesão.

A vacina só vai beneficiar porque cria anticorpos (mas claro, receitada já com a informação do tipo de vírus, gravidade, etc.), no caso da tua amiga não aconteceu porque já estava mais avançado, porque tomou sem saber se tinha ou não. Mas a lesão provavelmente já lá estava, mesmo que adormecida. E com o tempo e sem tratamento agravou.

Não queria fazer um texto tão grande, mas quero-me fazer entender. Porque é um assunto importante, para mim e qualquer outra mulher.

Francisca

Cate disse...

Pois, provavelmente o problema também terá passado (e bastante) por tudo isso que dizes. Explicaste melhor do que eu (provavelmente também sabes mais do que eu a respeito disto!). Eu só tenho a agradecer o esclarecimento, Francisca :)

Anónimo disse...

Sei simplesmente porque tenho o vírus e sei o quão assustador pode ser. Principalmente por não haver mais informação.
Desculpa ocupar desta maneira o teu espaço. E mais uma vez espero que a tua amiga fique boa.*

Cate disse...

O espaço é para ser ocupado! Sobretudo se for com informação útil :) Mais uma vez, obrigada.

Sadeek disse...

É por isto da informação útil que não me cortas o pio aqui, não é? :D