sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pequenos prazeres inúteis.

Esta semana chegou-me pelo correio um livrinho chamado «O Livro dos Pequenos Prazeres Inúteis», destinado a fazer-nos lembrar daqueles pequenos nadas da vida que são capazes de nos encher o coração. Bom, para começar, deixem-me dizer-vos que receber livros pelo correio é um dos meus pequenos prazeres inúteis. Aliás, receber coisas pelo correio (desde que não sejam contas ou ameaças) dá-me uma grande alegria. Mas passando ao livrinho...

Estão enunciadas coisas que os autores consideram ser os pequenos prazeres inúteis da vida. Alguns são tão estúpidos, na minha opinião, como:
- Espetar fósforos em vegetais para fazer vegetais alienigenas (wtf?);
- Esperar que o chá abra (demasiado booooring!);
- Estender a roupa (acho que poucas pessoas devem considerar isto um prazer);
- Estar doente (epá, só se for uma constipaçãozita, porque de resto...);
- Dormir com a roupa vestido (é algo que ODEIO!);
- Estar sentado na sanita (os autores referem-se a esta situação como o melhor lugar para meditar.. eu não concordo... prefiro o banho!);
- Concurso de caretas (hmm... not.);
- Espirros Outonais (este pessoal com as doenças, chiça!);
- O Barracão do Quintal (o do quintal da minha avó cheirava sempre a humidade);
- Caçar Borboletas (tenho um nojo de borboletas que não me aguento, quanto mais caçá-las) (...)

Depois, há outros com que me posso identificar:
- Tomar um banho (de preferência depois do trabalho ou da praia, hmm);
- Atiçar o lume (adoro lareiras);
- A varanda (uma boa varanda faz milagres);
- Deambular pela cidade;
- Dormir uma sesta (óbvio!);
- A Praia (óbvio óbvio!);
- Só a ver (entrar numa loja e estar "só a ver" - apesar de comprar ser ainda melhor!);
- Caminhar com crianças a aprender a andar (pura ternura.);
- Raios de sol (adoro-os logo de manhã e no final da tarde, principalmente);
- Olhar para mapas (idealizar viagens!);
- Apertar o pão (faço-o automaticamente desde pequena);
- Sonhar;
- Olhar pela janela;
- O roupão;
- Sexo matinal (ai não!);
- Bibliotecas (quando se precisa de silêncio é o melhor.);
- Rabiscar;
- Neve;
- Boa companhia;
- Andar de bicicleta;
- Dançar;
- Ler lápides (este é estranho, eu sei.);
- Estar deitado numa rede;
- Voltar para casa bêbado (é sempre uma aventura).

Ainda posso acrescentar mais algumas coisas tipo "deixar a gema do ovo cozido para o fim e comê-la de uma vez só". E vocês, o que é que punham num livro destes?

7 comentários:

Sofia disse...

Não é o 1000 awesome things pois não?

Tens que ver esse!!(http://1000awesomethings.com/)

Rachelet disse...

Credo, esses «prazeres» de estar doente e espirrar só mesmo para pessoas que odeiam o seu trabalho e apreciam qualquer pretexto para uma baixa, só pode!

Hum, acrescentaria: as lambidelas ternurentas do meu cão na minha orelha, espremer borbulhas, o cheiro de queques acabados de sair do forno e um livro que se vai começar a ler.

Analog Girl disse...

Estender a roupa tem dias;
Dormir com a roupa também abomino;
Borboletas, para além do nojo, tenho fobia, nem pensar!

Sou capaz de partilhar essa de ler lápides, é inevitável construir uma ideia de uma pessoa após ler a sua lápide

Acrescentar...
Bem, o alívio depois de fazer xixi é bastante bom;
e deitar-me com as pernas para cima também adoro
e remexer as bolas de gelado numa papa gelada e beber da taça... mmmmm

:)

Cate disse...

Sofia, já conheço, acho que até está na lista de blogs aí do lado esquerdo. Mas esta é mesmo de um livro que é um bocado na mesma onda.

Cate disse...

A lista de blogs está do lado direito, peço imensa.

Rachelet, também não percebo essa do ficar doente e do espirrar, deve ser mesmo para pessoas que fazem TUDO para não ir trabalhar. Acredito que existam.

Sofia disse...

Espirrar finaolmente quando o espirro ameaça e nao sai, sabe mesmo bem!!!

E cate, o 1000 awesome things agora tb tem um livro.

Cate disse...

Ah tem? Sofia, Sofia, sempre informada!