segunda-feira, 18 de outubro de 2010

olha, já Hedda!

Diz que em breve vamos devíamos ter ido (porque alguém perdeu a reserva dos bilhetes) ao São Luiz ver a Hedda, uma peça escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen em 1890 e adaptada agora por José Maria Vieira Mendes. E eu não sabia nada em concreto sobre a peça, apenas que a personagem principal, a Hedda Gabler, era interpretada pela Maria João Luís, uma actriz de quem até gosto. Mas pelo que já andei a ler por aí, drama e angústia (de viver?) é o que não lhe falta: "Hedda Gabler é uma mulher que acabou de chegar da lua-de-mel e, em vez de estar feliz, sente-se desiludida (...) É uma mulher muito elegante, da alta sociedade norueguesa. O marido pertence a uma classe mais baixa e está a subir a grande custo. Há um desencontro de classes sociais (...) Hedda sente que ao casar traiu os ideais da juventude, do amor e das exigências que fazia a si própria (...) É uma menina mimada que sente dolorosamente que envelheceu". E agora fiquei realmente curiosa. Venha daí esse drama. Mas pelos vistos fico-me pela curiosidade, porque entretanto acabou! Obrigada, N.!

10 comentários:

N disse...

(A)

Analog Girl disse...

Sabes que as peças do Ibsen são conhecidas precisamente por serem centradas em figuras femininas de forte personalidade e têm essa intensidade dramática associada. Acho que nenhum outro escritor ou dramaturgo tem tanta sensibilidade para o mundo feminino como ele. Não arranjam bilhetes para as manas também?

N disse...

não sei como é que te hei-de dizer. acabou ontem :(
bem que eu sugeri domingo.
agora para compensar vou dar o tudo por tudo com a do albano!

Juni disse...

A sério que era assim tão dramático? Ai, então ainda bem que não vamos que para drama já basta o Orçamento de Estado!

Cate disse...

Eu queria ver drama fictício, for a change! Estava mesmo interessada. Mas pronto, a N. como sempre decide lixar-me a vida.

N disse...

Pára de me denunciar assim! Vamos ver o Eat Pray Love, que é mais fofinho e tu andas a precisar de coisas fofinhas, não te podes enervar <3

Cate disse...

Por mim vamos que até gostei do livro, mas a Mariana Ferreia diz que o filme é mau. Acho que com o Javi, pouca coisa será alguma vez má, mas pronto..

Eduardo disse...

olha.. que se hedda, ou não?

Cate disse...

melhor foi a Joana que disse que íamos ver a Henna.

Juni disse...

LOOL. Pois disse (A)