segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Fraldas e casórios


Fazendo bem as contas, duas amigas minhas já tiveram um filho, um antigo amigo meu está para ser pai e uma outra amiga minha está para ser mãe. Mais ainda: duas amigas minhas casaram-se recentemente e outra já tem casório marcado para o ano que vem. Fora as histórias sobre amigos de amigos que vou ouvindo e que também contemplam bebés e casamentos. Para mim tudo seria normal se não estivessem todos ainda numa faixa etária entre os 21 e os 23 anos. É que eu sempre pensei que só iria começar a ver amigos e amigas com filhos ou de aliança no dedo lá para os 25 anos e mesmo assim era cedo. Eu própria até não me importava de ser mãe com 25 anos, mas nunca com menos disso. É que ainda há tanto para viver, pelo menos para mim... Claro que não estou a condenar ninguém, muito pelo contrário, fico bastante feliz, apesar de achar que - para algumas dessas pessoas - são passos demasiado largos. É certo que no tempo dos meus pais era (mais) normal o pessoal casar-se e ter filhos aos 20 anos, às vezes antes até. No entanto, com a mudança das mentalidades, com a força que as mulheres foram ganhando no mundo do trabalho, entre outros factores, o casamento e os filhos foram prioridades que se tornaram secundárias na vida das pessoas. Mas agora quase acredito que isto começa a mudar. É que ao ritmo que isto anda, até parece que a gravidez se pega e que o casamento de repente voltou a ficar na moda. Ou então sou eu que estou a ficar velha e ainda não percebi.

2 comentários:

Analog Girl disse...

No outro dia li vagamente que a crise leva a que as pessoas apostem mais em ter filhos, mas continuo sem perceber exactamente porquê.
De qualquer maneira esta parece uma época bastante fértil para tal. Quase todas as pessoas que conheço já tiveram ou estão prestes a ter filhos, este ano já tive 3 casamentos, talvez no ano que vem venham aí uns baptizados... Enfim, não pára. Não saberei explicar porquê, mas que tem piada, tem!

Catarina Trindade disse...

Concordo um pouco contigo......acho que na vida há um tempo para tudo. E é bom gozarmos esse tempo para pudermos ir vivendo as etapas tirando delas o maior proveito possível sem ter pena de "não ter feto isto" ou "não ter feito aquilo."

Casar é giro e é bom....mas não é fácil permanecer casada para o resto da nossa vida. Mas ok. Podemos separar!!!! Agora ter filhos é maravilhoso. E as pessoas t~em que perceber que um filho requer muita atenção e dedicação. eles literalmente "roubam-nos tempo". Eles exigem muito. São a melhor coisa da vida e por isso é que os temos de gozar a 200%. e para isso é preciso já termos gozado sózinhos algumas coisas da vida.

Porque filhos é para toda a vida!!!!