terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Julie & Julia

Passion. Ambition. Butter.


Baseado em duas histórias reais, o "Julie & Julia" tem como base a paixão pela culinária. De um lado, Julia Child, famoso ícone americano que mudou para sempre a maneira de cozinhar nos EUA. Do outro lado, Julie Powell, a blogger que deu uma nova vida às famosas receitas francesas de Julia.
Em 1948, Julia Child era somente uma mulher americana que vivia em França, mais precisamente em Paris, onde o marido trabalhava. No entanto, era uma mulher super dinâmica e recusava-se a ficar em casa sem fazer nada. Por isso, entrou na famosa escola de  cozinha Cordon Bleu e a partir daí nasceu uma paixão pela cozinha que culminou no revolucionário livro Mastering the Art of French Cooking. Quinze anos depois, Julie Powell, com quase 30 anos, sente que a sua vida está estagnada, vivendo em Queens e trabalhando num cúbiculo, enquanto as suas amigas alcançam carreiras de sucesso, Julie procura um projecto para focalizar as suas energias. Decide assim passar exactamente um ano a cozinhar as 524 receitas do livro de Julia Child e cria um blog onde relata as suas experiências.

Gostei muito deste filme. Primeiro, porque retrata bem o fenómeno dos blogs, no qual muitos de nós nos inserimos. Os blogs já mudaram a vida de muita gente de variadíssimas maneiras e Julie Powell é um bom exemplo disso. Em segundo, porque este filme toca num dos meus bichinhos: a cozinha. Para mim cozinhar é uma verdadeira arte e quero imenso aprender a fazê-lo (o que significa ir além dos bifes, arroz e ovos mexidos), mas tenho sempre imenso receio de ser um total fracasso. Leio livros de culinária e penso logo que quero experimentar esta e aquela. E depois vejo estes filmes e dá-me ainda mais vontade de saber cozinhar coisas como deve ser. Só falta dar o primeiro passo (se me puderem dar alguma motivação também agradeço). E, por fim, gosto imenso da interpretação da Meryl Streep enquanto Julia Child.
Vão ver. Eu recomendo.

1 comentário:

Sofia disse...

eu gostei!!A Meryl tá optima como sempre. E da uma vontade de comer... :)