segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Gran Torino. Grande Eastwood.


Ontem decidi não gastar os meus neurónios com mais uma gala dos Ídolos. Aproveitei que tenho um disco externo cheio de filmes por ver, fui para a caminha com o meu computador e escolhi o "Gran Torino". Pensei que o filme era só sobre um carro, por causa do título, mas enganei-me. Já tinha dito que tenho uma fraqueza com filmes de animais, gordinhos e/ou velhinhos? Pois bem, acabei por chorar um bocadinho no fim (o que é que se passa comigo, meu Deus?!). Neste filme, Clint Eastwood interpreta (na perfeição) Walt Kowalski, um velho rezingão, veterano da guerra na Coreia, ex-empregado da Ford, patriota, que olha chineses e pretos de lado e não tem medo de dizer o que pensa a quem quer que seja. O seu passado marca-o, a morte da mulher fragiliza-o, afastamento dos filhos afecta-o e, quando tudo isto se torna perceptível, começamos a ver nele uma personagem muito humana, sentimos ternura e compaixão. No entanto, Walt acaba por baixar as defesas ao conhecer melhor os seus (odiados) vizinhos asiáticos, tentando resolver os seus problemas e defendê-los dos gangues que atormentam a comunidade. Como vai sendo habitual nos filmes do realizador (como "Million Dollar Baby" ou "Mystic River"), há sempre o momento da redenção, normalmente aliado à morte de alguém. A história é simples, mas leva-nos inevitavelmente a filosofar sobre a vida, religião, morte, enfim, dava para ficar aqui a escrever infinitamente. Gostei e gosto do Clint Eastwood, pronto.

6 comentários:

Rachelet disse...

Nem sei se é possível ver este filme sem chorar no fim. Mais: proclamo que não confio em gente que consiga ver este filme e não ficar comovido no fim! :)

Analog Girl disse...

Começo a pensar que essa é uma qualidade inerente aos filmes do Clint. Ainda não vi o Grand Torino, nem outros dele que estão em espera, mas sei que ele não desaponta.
Agora deixaste-me curiosa, também tenho lá em casa por ver...

N disse...

TÁS GRÁVIDA!

Cate disse...

AHAH Isso N., pega nas minhas gracinhas e vira-as contra mim :)

Mário Ventura disse...

Confesso que também senti algo estranho no abdómen quando vi esta obra-prima do Clint Eastwood...

E fizeste muito bem em não ver o Ídolos. Eu cometi esse pecado e também quase chorei com a saída da Carolina... maldita a hora em que não gastei 10000 euros a ligar para lá a votar nela... :)

Kelle disse...

Grande filme! Também o vi há pouco tempo e adorei! As lágrimas, no final, são inevitáveis :)